skip to main |
skip to sidebar
Este assunto é bem amplo, porém, estarei passando uma combinação de paradiddles bem interessante. A mão direita irá sempre conduzir firmemente em colcheias, sempre na borda do chimbal com o pescoço da baqueta, enquanto isso, mão esquerda (na caixa) e pé direito (no bumbo) irão fazer a combinação de paradiddle. Nas notas da caixa, iremos acentuar o que chamamos de back beat (usando rim shot, ou seja, aro e pele), e nas demais notas aplicaremos notas fantasmas (notas executadas bem baixinho, na pele da caixa)
vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):http://www.youtube.com/watch?v=gbUus1pSTwI
Na minha opinião... sim. Bom, vamos imagina um dentro tocando numa bateria de destro ok? Geralmente ele conduzirá no chimbal com a mão direita, trabalhando uma condução cruzada, inviabilizando bastante o fraseado com a mão esquerda nos tambores (toms e surdos), neste caso, seria interessante o dentro conduzir com a mão esquerda no chimbal, o que chamamos de "open hand" condução aberta, muitos bateristas fazem isso, mesmo sendo destros, alguns até usando também um ride no lado esquerdo. Agora vamos falar dos canhotos... a condução neste caso é mais prática, porque a mão forte do canhoto é a mão esquerda; lógico, ele poderia ter problemas com os pés... não... até nos 2 bumbos ou pedal duplo se torna tudo mais fácil pro canhoto que toca em bateria de destro, pense bem... quando nós conduzimos no ride com a mão direita geralmente marcamos com o pé esquerdo no chimbal né? tipo... condução em 4/4 em colcheia. ok? Se jogarmos o pé esquerdo no pedal esquerdo do bumbo (ou pedal duplo) e intercalarmos com o pé direito teremos 4 semicolcheias em cada tempo... o famoso tu gu tu gu. ok? Para os dentros isso seria mais complicado, mas pro canhoto não... Conseguiam entender? Bom galera, este é um ponto de vista que eu tenho e é lógico que não sou o dono da verdade. Quem quiser debater é só postarem comentários.
O afoxé é o nome de um ritual religioso afro-baiano e o ijexá um dos ritmos característicos do afoxé. Como originalmente o ijexá é tocado somente por atabaques, cabe a bateria sintetiza-los.Mão direita: simulando o gonguêMão esquerda: marcando no aro da caixaPé direito: tocando o bumbo simulando as notas abertas do atabaque.
apresentarei 2 tipos de condução, uma no chimbal e outra no prato de condução (ride):vejam o video demonstrativo (clique nos links abaixo):* condução no chimbal:http://www.youtube.com/watch?v=8OsHIINh0G8* condução no ride:http://www.youtube.com/watch?v=mTXoP0a2EdM
O originário do Carnaval de Recife (PE), é característico por ser uma marcha instrumental de andamento rápido. Na Bahia, a partir dos anos 50, com a criação do trio elétrico, estabeleceu-se o frevo baiano ou frevo elétrico.mãos (manulação alternada):
pés:
vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):http://www.youtube.com/watch?v=4tR_wvc7iAU