O samba é o gênero popular mais conhecido e representativo da música popular brasileira. Sua evolução se deu a partir do batuque, jongo e lundu, de origens africanas. Tem como características o compasso binário e uma constância síncopas. Dentro das mais variadas formas de executá-lo, houve uma padronização no Rio de Janeiro, fundamentada com o estilo criado no Estácio, o samba de morro. A bateria sintetiza os principais sons da percussão de uma batucada.
A) TÉCNICAS (instrumentos adaptados)
* Padrão de chimbal
O som agudo e constante dos ganzás e das platinelas do pandeiro foi adaptado pelo chimbal e pelo prato de condução que podem ser acentuados de várias maneiras.
manulação alternada:

* Padrões de caixa
Além da caixa, que é naturalmente adaptada à bateria, instrumentos como cuíca, reco-reco, tantan, rebolo, repique de mão e repinique são adaptados não de uma forma direta, e sim, num contexto fraseológico, em solos, levadas e sonoridades.
padrão 1
manulação alternada:

padrão 2
manulação alternada:

OBS: nestes 2 casos, as acentuações é que fazem a diferença de um ritmo para o outro.
*Telecoteco aplicado no aro da caixa
O tamborim por sua vez pode ser adaptado tocando a baqueta no aro da caixa, neste exemplo, usaremos uma batida chamada de "telecoteco".

*Telecoteco inserido na caixa
A ideia é a mesma dos padrões de caixa, porém, com o fraseado do telecoteco (lógico que podemos expandir usando outros fraseados de tamborim)
notas acentuadas: mão direita - notas não acentuadas: mão esquerda

vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=XPWM5vjWuLA
* Padrões de surdos
Todo o peso, o grave de uma bateria são executados pelos surdos. Existem 3 tipos de surdos, irei demonstrar cada tipo e depois irei trabalhar uma aplicação com a caixa (trabalho de mãos)
Surdo de primeira (marcação)
É o surdo mais grave responsável pela pulsação da bateria, ele é tocado da seguinte forma: no primeiro tempo mão nua abafando, e no segundo tempo, nota tocada pela maceta (um tipo de baqueta especial para se tocar surdo)

Na bateria (instrumento), podemos simular usando o próprio surdo.

Agora iremos juntar com um dos padrões de caixa:
manulação alternada:

Surdo de segunda (resposta)
Como o próprio nome diz, ele responde o surdo de primeira, tem som mais agudo e é executado da seguinte forma: no primeiro tempo nota tocada com a maceta, e no segundo tempo, mão nua abafando.

Na bateria (instrumento), podemos simular usando o tom 2.

Agora iremos juntar com um dos padrões de caixa:
manulação alternada:

Surdo de terceira (corte)
É o surdo responsável pelos enfeites, tem som mais agudo e é tocado da seguinte forma (neste exemplo): no primeiro tempo do primeiro compasso mão nua abafando, deixando o segundo tempo do segundo compasso com as notas tocadas com a maceta, desta forma, o segundo tempo do primeiro compasso e o primeiro tempo do segundo compasso serão preenchidos por pausas.

Na bateria (instrumento) , podemos simular usando o tom 1. Bom, desta forma o desenho dos surdos ficará desta forma:

Agora iremos juntar com um dos padrões de caixa:
manulação alternada:

* Cruzamento de baquetas
Técnica bem interessante, neste caso, consiste da mão direita executar o "telecoteco" na caixa, enquanto isso, a mão esquerda (que ficará por cima da mão direita) irá tocar uma nota por tempo no surdo, porém, utilizará uma outra técnica, também interessante, que consiste no trabalho de notas fechadas e abertas, simulando o surdo de primeira (neste caso, a nota fechada simulará a nota abafada executada pela mão nua).
mão direita (caixa) e mão esquerda (surdo)

* Bumbo e chimbal
O surdo foi adaptado principalmente pelo bumbo, e o chimbal, deve ser pensado também como adaptação do surdo, um complemento, simulando notas fechadas também.

vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=02QbmXZbaZs
Bom... apresentei as principais técnicas de adaptação de instrumentos de percussão na bateria e também técnicas de execução. Agora irei trabalhar as junções de cada peça para a criação do ritmo propriamente dito.
* padrão de chimbal + bumbo
(manulação alternada):

vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=D-fIMUUaHqU
* padrão de caixa 1 + pés de samba
manulação alternada:


vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=bgJRAkkoZ_E
* padrão de caixa 2 + pés de samba
manulação alternada:


vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=Y-4ubq8Zttw
* padrão de caixa 3 + pés de samba
notas acentuadas: mão direita - notas não acentuadas: mão esquerda


vejam o video demonstrativo (clique no link abaixo):
http://www.youtube.com/watch?v=X-o5oJ0kims
Espero que gostem desta aula!!!!!!!!
Otimos Exercicios..
ResponderExcluirparabens ao leandro pelo blog..
Forte abrass
Pools Drummer
Excelente esse post sobre sSmba, Leandro! Parabéns! Principalmente a parte sobre surdos!! Abraço e muitas felicidades!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog , meu nome é Leonardo Ciuffo sou de Juiz de Fora , Minas Gerais , percussionista e baterista ,criei um grupo no facebook PercussãoJf para divulgar percussão e bateria em geral . Estou fazendo um blog para compartilhar conhecimento , tenho muito material , você usou qual ferramenta para construir o blog ? Abraço
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