segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O CANHOTO LEVA ALGUMA VANTAGEM SOBRE O DESTRO?

Na minha opinião... sim. Bom, vamos imagina um dentro tocando numa bateria de destro ok? Geralmente ele conduzirá no chimbal com a mão direita, trabalhando uma condução cruzada, inviabilizando bastante o fraseado com a mão esquerda nos tambores (toms e surdos), neste caso, seria interessante o dentro conduzir com a mão esquerda no chimbal, o que chamamos de "open hand" condução aberta, muitos bateristas fazem isso, mesmo sendo destros, alguns até usando também um ride no lado esquerdo. Agora vamos falar dos canhotos... a condução neste caso é mais prática, porque a mão forte do canhoto é a mão esquerda; lógico, ele poderia ter problemas com os pés... não... até nos 2 bumbos ou pedal duplo se torna tudo mais fácil pro canhoto que toca em bateria de destro, pense bem... quando nós conduzimos no ride com a mão direita geralmente marcamos com o pé esquerdo no chimbal ? tipo... condução em 4/4 em colcheia. ok? Se jogarmos o pé esquerdo no pedal esquerdo do bumbo (ou pedal duplo) e intercalarmos com o pé direito teremos 4 semicolcheias em cada tempo... o famoso tu gu tu gu. ok? Para os dentros isso seria mais complicado, mas pro canhoto não... Conseguiam entender? Bom galera, este é um ponto de vista que eu tenho e é lógico que não sou o dono da verdade. Quem quiser debater é só postarem comentários.

6 comentários:

  1. Não sei se essa teoria se aplica no meu caso , pois sou canhoto e toco em bateria de destro , e minha perna de chute , é a direita se é que voce me entende , porem sinto uma dificuldade em intercalar os movimentos dá mão direita junto com o meu pé esquerdo. alguma sugestãopra isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que resume toda esse debate é a palavra mágica "estudo"O baterista não pode se dar ao luxo de ter a mão esquerda ou direita como"mão forte"se vc quiser ser baterista estuda muito que vc tera 2 mãos fortes e 2 pés fortes,sou canhoto toco em bateria pra destro,estou conduzindo com a esquerda e tento conduzir com a direita,quanto mais eu estudo mais eu consigo fazer o que quero,se vc quiser tocar bateria ta tudo bem,mas se quiser ser baterista tem que estudar muito mesmo,ou sempre será "o carinha que toca batera"

      Excluir
  2. Este tipo de cordenação eu chamo de "coordenação cruzada", provavelmente você tenha a mesma dificuldade com relação mão esquerda/pé direito; vou te passar uma boa dica: pegue as 3 primeiras folhas do stick control, onde tiver mão direita substitua por pé direito, enquando a mão esqueda ficará na caixa, você poderá também inverter tudo fazendo a mão direita na caixa e a mão esquerda sendo substituida por pé esquerdo (no chimbal); a leitura poderá ser feita com 4 semicolcheias para cada tempo (1 2 3 4) ok? Espero ter te ajudado

    ResponderExcluir
  3. Leandrão ta show esse seu blog véio!!!!
    mas da pra vc colocar alguma levada de Baião e vanera ai pra nois???vlw véio abrçs fk com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou destro e toco dos dois lados,mas num setup para esquerdos eu inverto o chimbal e o condução no lado direito na bateria, tenho igualdade nos pés, mas nas mãos eu só conduzo com a mão direita. Assim como um canhoto inverto o chimbal e o condução para o lado canhoto num set para destros,num setup para canhotos eu inverto ochimbal e o condução para o lado destro.

    ResponderExcluir
  5. eu sou canhoto e toco no estilo open handed...a desvantagem de ter a mão esquerda no chimbal e que usamos a mesma mão da caixa para o prato de ataque e dai quando vc quer colocar uma batida de caixa com o prato de ataque vc tem que tocar a caixa com a mão do chimbal e a mão direita que era para estar na caixa vai para o prato de ataque

    ResponderExcluir